Bernese Mountain

Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso
Canil Trancoso

O Boiadeiro Bernês (Bernese Mountain Dog) é cativante pelo seu tamanho, pelagem e temperamento calmo e pacato.

Família: cão de gado, cão da montanha, mastiff (pastoreio / tração)
Grupo do AKC: Trabalhadores
Área de origem: Suíça
Função Original: tração
Tamanho médio do macho: Alt: 63-70 cm, Peso: 40-54 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 58-66 cm, Peso: 31-45 kg
Outros nomes: Berner Sennenhund, Bernese/Boiadeiro de Berna, Bernese Mountain Dog

Dois   Energia
Três   Gosto por brincadeiras
Quatro   Amizade com outros cães
Quatro   Amizade com estranhos
Cinco   Amizade com outros animais
Três   Proteção
Dois   Tolerância ao calor
Seis   Tolerância ao frio
Três   Necessidade de exercício
Quatro   Apego ao dono
Cinco   Facilidade de treinamento
Quatro   Guarda
Quatro   Cuidados com higiene

Canil Trancoso

Origem e história da raça

O mais conhecido dos Sennenhund ou, "Cães de Montanha Suíços", o Bernese se destaca por ser o único a ter um pelo longo e sedoso. A origem da raça é apenas especulativa. Alguns especialistas acreditam que sua história vem da época da invasão romana na Suíça, quando os mastiffs cruzaram com os cães guardadores de rebanho nativos. O cruzamento produziu um cão forte capaz de resistir ao clima dos Alpes e servir como cão de tração, guardador de rebanho, e cão pastor.

Apesar da utilidade desses cães, poucas tentativas foram feitas para perpetuar a raça. No final dos de 1800, a raça estava em risco de extinção. Nessa época, o professor Albert Heim iniciou uma pesquisa sobre cães suíços que levaram a identificação do Boiadeiro Bernês (Bernese Mountain Dog) como um dos espécimes. Esses cães foram encontrados apenas nos vales dos baixos Alpes. Com os esforços de Heim, eles foram divulgados na Suíça e na Europa. Os melhores espécimes foram encontrados na área de Durrbach, dando a raça o nome de Durrbachler. Com o crescimento da raça, o nome foi mudado para Bernese Mountain Dog. O primeiro Bernese chegou à América em 1926; o reconhecimento oficial do AKC aconteceu em 1937.

Temperamento do Bernese Mountain

O Boiadeiro Bernês (Bernese Mountain Dog) é um cachorro fácil de conviver e um bom companheiro para a família (isto é, depois que ele passa da adolescência). Ele é sensível, leal e extremamente devotado. Ele é gentil e reservado com crianças. Normalmente convive bem com outros cães e animais domésticos.

Como cuidar de um Bernese Mountain

Esse cão adora a vida ao ar livre, especialmente em clima frio. Ele precisa de exercícios diários moderados, seja uma boa caminhada ou passeio de coleira. Ele se integra tão bem com sua família humana que ele não deve ser deixado para viver sozinho no quintal. Dentro de casa, ele precisa de bastante espaço pra se esticar. Seu pelo precisa ser escovado uma a duas vezes por semana. Com mais frequência na troca de pelos. A expectativa de vida do Bernese é definida por uma expressão suíça: "Três anos um cão jovem, três anos um bom cão, três anos um cão velho. Todo o resto é um presente de Deus".

Fonte literária: Tudo Sobre Cachorros